Aula de yoga para iniciantes

Aula de yoga para iniciantes

Yôga é uma técnica de meditação desenvolvida através de séries de exercícios que envolvem posturas e respiração adequadas, com a utilização de mantras para a transformação das vibrações dos chacras, na purificação e evolução física, mental e espiritual.

Para quem está iniciando a prática do yôga, é preciso seguir alguns passos simples para que tudo se enquadre conforme o planejado: organização, comprometimento e respeito com suas limitações.

Aulas de Yoga para iniciantes

A organização é sobre o tempo em que irá colocar em prática os exercícios sem que prejudique seu cotidiano. Importante que se deseje realizar as atividades continuamente, não tenha pressa para o término dessas e a força de vontade deve firmar o seu compromisso com o aprendizado e a aplicação dos métodos escolhidos por você.

Cada aluno desenvolve suas capacidades de forma contínua e gradativa, dentro de seu próprio tempo, respeitar esse tempo é essencial para que todo o processo se desenvolva com a evolução esperada.

Tipos de Yoga

A prática de yôga, por ser uma filosofia de vida milenar, teve vários processos de readaptação cultural no decorrer do tempo e em sua disseminação. O objetivo de sua essência permanece imutável que é a cultura de paz, mas seus métodos passaram por transformações e cabe a cada iniciante identificar qual desses métodos combina mais com a sua necessidade atual.

Ashtanga Yoga

É a que mais se aproxima de um treino aeróbico ou da ginástica, queimando muitas calorias e com muitas séries de abdominais. Por manter intervalos curtos entre as posições e gerar aulas de Yoga mais intensas, o metabolismo do corpo também acelera bastante e é natural que o aluno produza muito suor.

Ideal para quem busca emagrecer, desenvolve a força e a flexibilidade do corpo, aumentando a imunidade e resistência do aluno. Apesar de ser recomendado também para alunos iniciantes, é bom saber que a Ashtanga Yoga exige uma maior força corporal.

Power Yoga

Inspirado no Ashtanga, o Power Yoga também não segue uma sequência fixa de posturas. As aulas de Yoga são bem dinâmicas e as posições variam bastante. Muito popular nos EUA, é a queridinha de alunos intermediários, por também exigir mais força do praticante.

Yoga Integral

Como o próprio nome já deixa a entender, baseia-se na união das diferentes linhas de Yoga que desenvolvem os lados físico, emocional, intelectual e espiritual do ser humano.

Facilmente adaptável a diferentes tipos de alunos (iniciantes, intermediários e avançados), é como se fosse uma combinação bem flexível de vários métodos de exercícios. O Yoga Integral aprimora a força muscular, flexibilidade e postura.

Iyengar Yoga

O ponto forte desse tipo de aula de Yoga é a permanência nas posturas. O tempo de permanência em cada posição é maior, exatamente para trabalhar o alinhamento e equilíbrio corporal. É muito indicada para alunos com problemas na área cervical ou na região lombar, já que a Iyengar Yoga também ajuda a promover o alívio de dores nas costas.

Hatha Yôga

É o yoga clássico e compreende posturas básicas e uma série simples de exercícios. As aulas de Yoga são bem mais pausadas e são proporcionados vários momentos de relaxamento ao longo da aula.

Por essas características que o Hatha Yoga é muito indicado para iniciantes e pessoas que não gostam de muito esforço físico. Esta linha trabalha a respiração, o alinhamento e o equilíbrio corporal.

Essa técnica desperta as potencialidades do ser através do trabalho de compaixão, a capacidade de racionalizar e controlar sentimentos e emoções alcançando assim o impulso para o auto-conhecimento.

Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga é mais voltado a praticantes que buscam, além de trabalhar a parte física, encontrar-se espiritualmente. Essa vertente do Yoga é bem mais contemplativa e combina muito bem com pessoas de personalidade introspectiva.

Nas aulas de Yoga, os alunos realizam exercícios de respiração mais dinâmicos, que têm ligação com o equilíbrio dos chacras, a energização corporal e a medicina ayurvédica.

Rája Yôga

Ainda mais espiritual que a linha Kundalini, não busca uma atividade física intensa, tendo foco somente no desenvolvimento espiritual.

Mais emocional e profundo, o Raja Yoga costuma agradar aqueles que já praticam algum tipo de meditação ou têm vontade de aprender mais sobre a prática.

É um processo de meditação que desenvolve o olhar contemplador do indivíduo fazendo com que haja um equilíbrio a ser trabalhado primeiramente pelo corpo e posteriormente pelas energias sutis.

Jnána Yôga

Esse método trabalha o processo de concentração. Ocorre de forma silenciosa e sem movimentos com o objetivo de aprofundar em seu intelecto e nos sentidos perceptivos .

Bhakti Yôga

Com o propósito de devoção, esse método tem uma função mais espiritualista, induzindo ao desapego do que é material e integrando o amor ao todo.

Karma Yôga

É a prática do ditado que diz “fazer o bem sem olhar a quem”, esse método emprega a caridade como ponto forte para a evolução, o amor ao próximo, o auxílio e amparo aos necessitados, empregar o amor sem distinções raciais ou étnicas.

Mantra Yôga

É utilizado para o controle da mente através das vibrações geradas pelo som dos mantras.

Laya Yôga

Essa técnica tende a eliminar os pensamentos negativos e sentimentos de stress, depressão e ansiedade através do processo de relaxameto e modificação vibracional através de palavras e sensações positivas.

Yôga do Movimento

Controle dos movimentos integrados com a respiração, que proporciona um estado de relaxamento e tranquilidade após o exercício desenvolvido.

Para quem está iniciando e possui dúvidas sobre quais materiais utilizar, para os iniciantes existe um kit básico que consiste na faixa, no bloco e no tapete. Os demais equipamentos depende do método escolhido para os exercícios e cabe ao professor orientar sobre o uso e suas necessidades.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (4 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Aula de yoga em SP

Se você está procurando se dedicar a prática de yoga, saiba que a cidade de São Paulo pode te oferecer inúmeras possibilidades, com profissionais que podem te ajudar a desenvolver a prática. Confira!

Aula de yoga no RJ

aula de yoga rj rio de janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, muitos lugares oferecem aulas de Yoga para que você também possa alcançar harmonia entre corpo e mente e, assim, desfrutar de todos os benefícios que essa prática pode proporcionar para a sua vida.

Aula de yoga em BH

aula de yoga em bh belo horizonte

Se você mora em Belo Horizonte e deseja se livrar do stress diário e dar início a um novo hábito em busca más equilibrio, saúde e paz, confira algumas das melhores opções de lugares onde praticar aula de yoga em BH.